pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

19.11.19
|
Seminário de Energias Alternativas debate tendências e perspectivas do setor em Limeira, SP
Fonte: RPA News - 18.11.2019
São Paulo - Com o intuito de discutir desafios, novas tendências, soluções e incrementos para a produção energética que supra a cobertura de todo território nacional, será promovido o “Seminário de Energias Alternativas”, realizado pela AEASP – Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

O evento, que será no dia 26 de novembro, a partir das 7h30, na Universidade Paulista – UNIP, em Limeira (SP), com entrada gratuita, reunirá lideranças do setor, representantes de instituições públicas, privadas e profissionais que atuam no segmento.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 60% do total da energia consumida no Brasil vem de usinas hidrelétricas, e o país possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Entretanto, é a sexta mais cara de todo o planeta. Por outro lado, o Brasil tem potencial para explorar outras fontes de produção de energia. Por isso, além de tratar sobre energia hídrica, a programação do “Seminário de Energias Alternativas” vai trazer à tona debates sobre energia eólica, solar, biomassa, questões ambientais e iluminação pública.

A abertura do evento contará com a participação de lideranças do setor e o primeiro painel às 9h tratará de Energia Solar com palestras do presidente da AEAA – Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana, Renato Arcanjo de Castro, de representante da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e moderação do diretor da Faculdade de Agronegócios de Holambra, Geraldo Eysink.

Na sequência, às 9h50, o painel Energia Eólica contará com a participação do diretor operacional da Eletrovento, Carlos Paschoal Fernandes e Antonioni Rosada, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira – AEAL, professor da UNIP e Chefe da Divisão de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Limeira.

O painel Energia Hídrica, moderado pelo chefe da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, será às 10h40 e contará com palestras de Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidroelétricas e de representantes da empresa Bombas Annauger, os engenheiros Fábio Ré e Vinícius Barbosa.

Para tratar do tema Biomassa, participam do painel às 11h30, o diretor-superintendente da Cocal, Paulo Zanetti e o diretor Agroindustrial da Usina São Martinho, Nelson Sudan Junior, com moderação do deputado estadual, Itamar Borges.

Em seguida, às 12h20, o painel Questões Públicas: Licenças Ambientais e Iluminação será moderado pelo prefeito de Limeira, Mário Botion, e contará com a participação da diretora de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Zuleica Lisboa; do engenheiro em eficiência energética da Elektro, Lucas Rafacho; do assessor do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Ronaldo Daher, e do superintendente do Setor Público do Banco do Brasil, Elias Almeida da Silva.

O debate final contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi; do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido; do presidente da AEASP, João Lammel; do prefeito de Limeira, Mario Botion; do presidente do CREA-SP, Vinícius Marchese Marinelli; do presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto; do Coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-CREA-SP), Mamede Abou Dehn Júnior, do Diretor da UNIP, Walter Guedes Filho e do presidente da AEAL, Alexandre Gaib.

O “Seminário de Energias Alternativas” é realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEAESP, com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL), Universidade Paulista – Unip e Coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-CREA-SP).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://forms.gle/RkNQBPWj9MpzmyAh9

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas