pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.12.19
|
RGE instala usina de energia solar fotovoltaica no hospital de Parobé
Fonte: Jornal Panorama - 23.12.2019

Rio Grande do Sul – A concessionária Rio Grande Energia (RGE) informou a instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica que passará a gerar energia para o Hospital São Francisco de Assis. A empresa, ligada ao Grupo CPFL, também fez a reforma do telhado para suportar as placas e a troca de lâmpadas do sistema de iluminação interna da instituição. O investimento foi de R$ 189,3 mil da companhia, sem considerar a reforma do telhado.

Segundo a RGE, as novas lâmpadas de LED foram instaladas pela RGE com o objetivo de oferecer um sistema de iluminação interna mais moderno, eficiente e econômico aos setores do hospital, gerido pela Associação Beneficente Parobé. Ao todo, 171 lâmpadas foram substituídas pela tecnologia LED no prédio da instituição. Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol foi instalada no telhado do hospital, que recebeu uma reforma para suportar as placas, e possui um sistema com capacidade instalada de 39 kWp (quilo-watt pico). A instalação ficará sob análise da RGE por um ano a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes. Com essas ações, o hospital terá uma economia estimada em R$ 19,3 mil ao ano. A entrada em operação da nova usina de energia solar está prevista para acontecer nas próximas semanas.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a estimativa da RGE é que as ações gerem uma economia significativa nas contas de luz do Hospital. “A usina tem capacidade para gerar 50 MWh por ano, isso é equivalente a 5% de todo o consumo de energia da instituição. Além disso, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas que as antigas e têm vida útil de cerca de 25 mil horas. Este é o objetivo desta ação do Programa de Eficiência Energética: modernizar o cenário energético do hospital”, destaca Odair.

A consultora de Negócios da RGE, Elisandra Castro, destaca a importância do Hospital São Francisco de Assis para a região. “Esta instituição presta um serviço de extrema importância à região. Para a RGE, é gratificante poder contribuir para a melhoria na qualidade do serviço prestado à comunidade de Parobé e da região, que são atendidas pelo hospital. Com a economia gerada, a instituição terá a possibilidade de investir parte da verba que antes era destinada à conta de luz para outros setores e outras necessidades internas”, comenta Elisandra Castro.

O Hospital São Francisco de Assis atende Parobé e outros municípios da região. Atualmente a instituição conta com uma estrutura de 99 leitos, distribuídos nas áreas de internação clínica, pediatria, obstetrícia e clínica cirúrgica.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas