pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.08.19
|
Projeto de usina de energia solar em Uberaba é entregue ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas
Fonte: G1 - 10.08.2019
Minas Gerais – Em reunião nesta sexta-feira (9), a empresa Innova Energy e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) entregaram ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Prefeitura de Uberaba o projeto que trata da modelagem técnica da primeira usina fotovoltaica que será instalada na cidade.

Agora, uma comissão deve ser criada para analisar a documentação. Após essa análise, a Prefeitura vai abrir consulta pública, disponibilizando o material por 30 dias para a sociedade apresentar contribuições ao projeto.

“Neste período também vamos realizar uma audiência pública. Por fim, com as contribuições dos cidadãos, o projeto segue para o processo licitatório", afirmou o assessor de Assuntos Estratégicos Regionais, Glauber Faquineli, que integra o Conselho Gestor de PPPs.

Ainda segundo Faquineli, a etapa de modelagem técnica entregue durante a reunião compreende todo o pacote de produtos que precisam ser elaborados para o desenvolvimento da PPP.

Usina fotovoltaica

O projeto prevê três usinas fotovoltaicas de cinco megawatts em investimento de R$ 62 milhões via PPP. O contrato deve ser de 25 anos. "Até o final do ano queremos ter uma empresa autorizada e com ordem de serviço para iniciar esta concessão pública para a geração de energia a partir da radiação solar", comentou o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

O anúncio da instalação da usina em Uberaba foi feito em novembro de 2018, quando a empresa Innova Energy também protocolou na Prefeitura a solicitação de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), sobre a viabilidade de eficiência energética. A ideia é produzir energia solar para a redução de gastos do poder público.

Para o prefeito, no futuro, será possível substituir a energia comprada por geração própria, por meio de fonte sustentável como é a energia solar. "Isso diminuirá custos para a Prefeitura, pois, com o uso de energia mais barata, é possível sobrar recursos para aplicar em áreas relevantes para a sociedade", acrescentou Piau.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas