pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.08.19
|
Coelba e Aneel realizam workshop sobre eficiência energética em Feira
Fonte: Acorda Cidade - 30.08.2019
Bahia – Foi realizado nesta quinta-feira (29), no Hotel Íbis, o workshop 'Eficiência Energética – como apresentar projetos nas chamadas públicas'. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Coelba, com organização do jornal Correio.

De acordo com Daniel Sarmento, supervisor de eficiência energética da Coelba, o objetivo do workshop foi trazer informações sobre o tema para os seus clientes.

“É um tema importante, porque a Coelba realiza um programa de eficiência energética que justamente contempla os seus clientes, buscando sempre o consumo mais consciente possível da energia, evitando desperdício, ajudando os clientes a economizar na fatura”, informou Sarmento.

Ele explicou que é feita uma chamada pública, que permite aos clientes se organizarem e identificarem oportunidades de eficiência energética. Para isso, o evento trouxe especialistas em alguns temas específicos, como iluminação, indústria, ar condicionados, sistemas solares fotovoltaicos, que fazem parte do mundo da eficiência energética.

“A Coelba faz, através do programa de eficiência energética, anualmente, pelo menos uma chamada pública, que permite que os clientes participem do projeto. Eles vão propor algum projeto que faça sentido para a comunidade consumidora e a Coelba vai analisar dentro dos critérios estabelecidos em edital. A comunidade participa da chamada pública ao buscar uma empresa de eficiência, com que possa criar uma parceria e juntas elaborarem uma proposta que consiga ser aprovada”.

O supervisor citou como exemplo de eficiência energética as lâmpadas de LED e os novos modelos de ar condicionado.

“Quando a gente fala de iluminação é tecnologia LED, que já consegue atender 100% da demanda de iluminação. Ela passou por uma evolução nos últimos anos e tem ficado cada dia mais eficiente. Quando se fala em ar condicionado já temos equipamentos com um nível de eficiência bom há bastante tempo. Mas é importante que o dimensionamento do sistema do equipamento seja feito de forma correta e isso vai fazer com que se consuma a quantidade correta de energia para atender a demanda do cliente”, pontuou.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas