pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

17.12.19
|
Enel entrega Projeto de Eficientização do Sistema de Iluminação da Maternidade Escola
Fonte: Blog do Lauriberto - 15.12.2019
Ceará – Em parceria com Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), a Enel Distribuição Ceará entregou o Projeto de Eficientização do Sistema de Iluminação da Meac. O Projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Enel, que moderniza os sistemas de refrigeração e iluminação de prédios públicos e incentiva a troca de equipamentos elétricos antigos por novos e eficientes.

O Projeto da Meac foi composto pela substituição de 460 lâmpadas ineficientes por novos modelos com tecnologia LED. Com as trocas, haverá, anualmente, uma Economia de 98,84 Mega Watt hora por ano (MWh/ano).

Além dos benefícios econômicos, o novo sistema traz mais conforto aos profissionais e, principalmente, à população que é atendida pela unidade. O investimento da Enel nesta ação de eficiência energética, que se insere no projeto de Eficiência Energética em hospitais, prédios e escolas públicas do programa, foi de aproximadamente R$ 80 mil.

Com a nova estruturação, o hospital passa a economizar na conta de energia e reduzir os custos de manutenção, além de melhorar o conforto das pessoas que utilizam e trabalham na Meac.

O Programa - A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Ceará, que desde 2015, através do processo de Chamada Pública de Projetos, implementou 22 projetos de Eficiência Energética com investimentos de R$ 9.048.4667,00, propiciando anualmente, uma economia de 17.338 MWh/ano.

O número é suficiente para fornecer energia a 9.632 consumidores residenciais com consumo médio mensal de 150 kWh durante um ano e evitar a emissão de 539 toneladas de CO2 no meio ambiente. Um dos grandes objetivos do programa é reduzir os custos na fatura de energia e evitar a emissão de CO2 na natureza.

O projeto é regido pela legislação federal, em especial a Lei 9.991, de 24 de julho de 2000, e pela regulamentação emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Resolução Normativa 830, de cinco de novembro de 2018. O projeto da Santa Casa foi selecionado através da Chamada Publica de Eficiência Energética da Enel de 2016.

A Chamada Pública de Projetos é o instrumento de seleção de projetos de Eficiência Energética, acontece de acordo com os requisitos estabelecidos pela Aneel e visa à escolha de projetos para unidades consumidoras na área de concessão da Coelce que estejam em dia com suas obrigações legais, levando em consideração a qualidade dos projetos propostos.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas