pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

19.08.19
|
Ações do Procel Indústria são apresentadas no COBEE 2019
Fonte: Procel Info - 19.08.2019
Divulgação
São Paulo - Os principais projetos em execução pelo Procel Indústria foram apresentados em painel realizado no final da tarde desta segunda-feira (19/08) no primeiro dia do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE 2019). Durante sua palestra, o engenheiro eletricista da Eletrobras, Carlos Aparecido Ferreira, destacou as principais ações desenvolvidas pelo Procel Indústria no âmbito do primeiro Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR-Procel/2017) e a expectativa para o início da execução dos projetos aprovados para o segundo ciclo do Plano (PAR-Procel 2018/2019).

Em relação ao PAR-Procel 2018/2019, Carlos Aparecido destacou que alguns projetos contemplam o tema principal do COBEE 2019, que é a “Inteligência Aplicada ao Setor Elétrico e de Eficiência Energética”. Ele lembrou que trabalhos nas áreas de digitalização, automação industrial e transição energética deverão ser colocados em prática dentro desse ciclo.

Ainda no setor industrial, o engenheiro comentou sobre a Portaria Interministerial Nº 1, de 29 de junho de 2017. Com entrada em vigor programada para o dia 31 de agosto, o texto da portaria determina novos níveis de eficiência energética para motores elétricos. Carlos Aparecido revelou que o Procel deve divulgar nos próximos dias uma tabela atualizada com os novos índices mínimos de eficiência energética para os motores elétricos contemplados com o Selo Procel.

Plano Decenal de Eficiência Energética

Carlos Aparecido também confirmou que a execução do primeiro Plano Decenal de Eficiência Energética (PDEE) deve ter início ainda 2019. Ele afirmou que o PDEE foi aprovado no segundo PAR-Procel e a elaboração do Termo de Referência e a realização da Pesquisa de Mercado para contratação da empresa que vai elaborar o Plano já estão em andamento. Ele afirmou que a expectativa é de que a empresa responsável pela elaboração do PDEE seja contratada até o final de 2019.

Realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) segue até esta terça-feira (20/08). A programação completa do dia está disponível no site do COBEE.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas