pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

19.06.20
|
Decreto regulamenta outorga do serviço de iluminação pública
Fonte: Agência Brasília - 18.06.2020
Distrito Federal - O Governo do Distrito Federal regulamentou, por decreto, a outorga à Companhia Energética de Brasília, empresa controladora do Grupo CEB, da concessão da prestação do serviço de iluminação pública do DF. A concessão terá o prazo de vigência de 30 anos.

De acordo com o documento, a CEB Holding passará a fazer a gestão dos recursos da Contribuição de Iluminação Pública – CIP, bem como todas as operações e serviços de iluminação pública, como planejamento, investimento e gestão da implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e manutenção dos ativos que integram o sistema de iluminação pública no território do Distrito Federal.

Neste novo formato, a CEB Holding poderá realizar o planejamento, decidir as áreas prioritárias, captar recursos e executar as obras, o que trará mais rapidez e eficiência na modernização do Parque de Iluminação Pública do Distrito Federal.

O Presidente da CEB, Edison Garcia, explica os principais impactos da mudança. “Com essa outorga, a CEB amplia a sua atuação na prestação do serviço de Iluminação Pública (IP). Atualmente, a companhia é executora das demandas de IP, e com a nova medida, poderá atuar desde o planejamento inicial até a finalização das obras, o que trará mais eficiência a todo o processo”, disse.

Garcia comentou, ainda, que a intenção é que a iluminação pública do DF seja modernizada em sua totalidade. “Com essa nova modelagem proposta pelo governador Ibaneis Rocha, a CEB poderá atuar na captação de recursos externos, nacionais e internacionais, para a eficientização energética na Iluminação Pública do DF. O governador orientou, ainda, que a CEB estruture um planejamento para que toda as lâmpadas sejam substituídas por modelos de LED em até dois anos, além da expansão do parque de Iluminação Pública para áreas que necessitam de luz para proteção do cidadão”, conclui.

A eficiência energética do parque de iluminação pública permitirá a redução dos gastos com o fornecimento de energia para as lâmpadas, gerando um saldo da arrecadação da CIP que será revertido em novos investimentos.

Atualmente, o valor que sobra da CIP após o pagamento da energia e da manutenção dos postes de Iluminação Pública não tem se mostrado suficiente para atender a população da forma inicialmente planejada pelo governador Ibaneis Rocha.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas