pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.07.19
|
1ª estação de tratamento de esgoto com energia solar do Brasil é inaugurada em Mogi Mirim
Fonte: G1 - 25.07.2019

São Paulo – A primeira estação de esgoto com uso de energia solar do Brasil foi inaugurada nesta quinta-feira (25), em Mogi Mirim (SP). De acordo com a Sabesp, o sistema de energia fotovoltaica – que utiliza a radiação direta do sol para gerar energia elétrica – utiliza 1.073 placas instaladas em telhados da usina e no estacionamento do prédio da concessionária Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (Sesamm) para reter os raios de sol.

O projeto foi viabilizado pela concessionária. Em janeiro, o G1 informou que o prazo para entrar em funcionamento seria em fevereiro. De acordo com o presidente da empresa, Carlos Roberto Ferreira, os estudos para implantação do sistema fotovoltaico são "feitos há anos".

A ideia é que 30% da energia da usina seja gerada por essa tecnologia, o que equivale ao abastecimento de energia elétrica para 370 casas por ano.

"A usina vai produzir 600 megawatts por ano. As duas energias vão conviver ao mesmo tempo. Claro que a prioridade vai ser sempre a energia solar. A gente vai usar esse percentual e o restante vem da rede mesmo", explicou a superintendente de pesquisa e novos negócios da Sabesp, Cristina Zuffo.

Segundo ela, os benefícios da energia solar são os impactos para o meio ambiente, principalmente em situação de crise hídrica. "Em caso de estiagem a gente tem que ligar as termoelétricas que são a carvão e são muito custosas. Então nós vamos contribuir para a matriz enérgica tirando esse tipo de energia. Esperamos replicar isso para outras estações de tratamento", disse.

Como funciona a geração de energia solar?

A energia solar é considerada uma das mais sustentáveis e limpas por não possuir partes móveis, não produzir poluição sonora através de ruídos, baixa manutenção e instalação rápida e simples, além de não emitir gases de nenhum tipo durante a operação.

De forma simplificada, um sistema de produção de energia elétrica através de placas solares funciona captando a radiação solar – por isso a importância da instalação das placas em locais abertos, sem interferência de sombras – e transformando essa radiação em energia elétrica.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas