pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.09.19
|
Soluções energéticas otimizam consumo e reduzem custo de empresas
Fonte: Exame.com - 27.09.2019
iStock/Abril Branded Content
São Paulo - Em meio a debates sobre crise e retomada da economia, a discussão sobre eficiência energética está cada vez mais presente na rotina dos empresários brasileiros. Fazer mais com menos, otimizar o consumo de energia e aliar o crescimento industrial à responsabilidade ambiental são os desafios a serem enfrentados. Mas é preciso se engajar nessa jornada o mais rápido possível.

De acordo com dados do American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE – conselho americano para uma economia eficiente em energia, em tradução livre), que avalia as políticas públicas e as práticas empresariais de gestão eficiente de energia das maiores nações consumidoras, o Brasil ainda deixa muito a desejar – ocupando a 20a posição entre os 25 países listados.

Quando o assunto são as certificações, o país também está ficando para trás. Segundo o ACEEE, são apenas 49 empresas brasileiras certificadas pela ISO 50001, norma internacional de qualidade que estabelece parâmetros para a boa gestão de energia. Na China, esse número ultrapassa 1 500 e, na Índia, chega a mais de 600.

Confira, na galeria abaixo, dicas de como implementar desde simples soluções até grandes mudanças estruturais em pequenas, médias e grandes empresas com o objetivo de otimizar o uso da energia e reduzir custos.

Quando não há conhecimento dos desperdícios, não é possível controlá-los. O primeiro passo, portanto, é identificar quais são os maiores consumidores de energia do negócio e, consequentemente, as oportunidades de melhoria.Um diagnóstico de consumo é o caminho mais preciso, ainda mais quando o assunto é energia elétrica, presente em 100% das empresas com um alto custo. Na indústria, os motores elétricos respondem por cerca de 68% de toda a energia consumida, sendo o principal foco de atenção dos empresários. Para ajudar as empresas a fazer esse mapeamento e saber por onde começar, a WEG desenvolveu uma rede de integradores de eficiência energética. Esses parceiros foram capacitados e se tornaram integradores WE³ – WEG Especialistas em Eficiência Energética.O projeto capacitou integradores, em todas as regiões do país, que implementam soluções de eficiência energética nas fábricas. Eles têm como foco de atuação a substituição de motores antigos e melhorias em processos de sistemas de bombeamento, armazenagem de grãos, torres de resfriamento, injetoras e extrusoras de plástico, filtro de mangas, entre outras, podendo também envolver diferentes graus de automação industrial. Os WE³ contam com apoio especializado do Centro de Negócios em Eficiência Energética da WEG.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas