pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.01.20
|
Chile quer transporte público eletrificado até 2040
Fonte: Canal Energia - 16.01.2020
Chile - O governo do Chile quer até 2040 ter toda a sua frota de transporte público eletrificada. De acordo com Francisco López, subsecretário de energia do Ministério de Energia do país, o tema da mobilidade elétrica vem avançando. O país já havia anunciado uma outra meta ousada - a de em 2050 estar livre de carvão. López participou da abertura do Lat Am Mobility Sumit 2020, realizado nesta quinta-feira, 16 de janeiro, em Santiago.

O subsecretário chileno ressaltou que o governo está trabalhando na elaboração de políticas públicas passíveis de execução. Outro tema que López não deixou de fora foi a importância da capacitação profissional nesse momento em que novas oportunidades aparecem. “É importante preparar a todos”, avisa. Ainda de acordo com ele, o Chile vem apresentando forte inserção de renováveis, com muitos empreendimentos de eólica e solar. O país também debate uma lei de eficiência energética que pode tratar da eletromobilidade. A importância de uma rede de recarga foi outro ponto que segundo ele, deve ser olhado.

A Enel X, subsidiária da Enel para soluções inteligentes em energia, vê boas perspectivas para a mobilidade elétrica no país. Para Karla Zapata, gerente local da empresa, há uma grande oportunidade para o país nessa área. Estudando o assunto há muitos anos, ela lembra que a implantação do primeiro ônibus elétrico veio para mostrar todos que a tecnologia era possível. Hoje existem cerca de 400 desses veículos rodando, sendo que a EnelX fornceceu 285. Segundo ela, em 2025, o custo de um veículo elétrico será o mesmo de um carro convencional. “Esse vai ser o momento em que todos vão poder escolher entre comprar um carro elétrico ou a combustão”, aponta.

A partir daí, ela aposta que muitos mitos sobre os carros elétricos vão cair, como por exemplo a autonomia, já que hoje há no mercado carros com até 600 quilômetros de autonomia. Os custos da operação do elétrico também ficam pelo menos um terço mais barato que a combustão. “Até 2025 passa rápido e a Enel X está convencida que a tecnologia é viável e competitiva”, conclui.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas