pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

02.08.19
|
Elektro conclui primeira fase do projeto de eficiência energética na UFSCAR de Araras
Fonte: Procel Info - 02.08.2019
São Paulo - A Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, inaugurou na Universidade Federal São Carlos (UFSCar) uma usina de energia solar fotovoltaica no campus de Araras, concluindo a primeira fase do projeto. A capacidade do sistema fotovoltaico é para abastecer 45 casas durante o ano inteiro, além de gerar economia na conta de luz da universidade.

Os sistemas foram implantados sobre o telhado do prédio principal do campus. Os módulos fotovoltaicos da usina solar terão capacidade de 69 kWp (quilowatt-pico), o suficiente para gerar 106,8 MW/h no período de 12 meses.

As informações e dados de geração de energia elétrica diária e mensal da usina serão armazenados pelos inversores e utilizados em pesquisas, não somente para alunos da instituição de ensino, mas também para aprimoramento da metodologia de medição de verificação de resultados para projetos da tipologia de fontes incentivadas de energia com sistemas fotovoltaicos.

“Ações como essa permitem a modernização tecnológica de instituições do setor público, permitindo à sociedade experimentar na prática a importância e os benefícios da eficientização de energia elétrica, incentivando também o consumo consciente e racional através de modelos mais sustentáveis”, comenta Ana Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética da Elektro e Grupo Neoenergia.

Na segunda fase do projeto o foco será nos sistemas de iluminação. Serão substituídas mais de 5.500 lâmpadas dos tipos fluorescentes tubulares, vapor de sódio e metálicas por lâmpadas de tecnologia LED, que são mais modernas e econômicas, e possuem uma vida útil maior se comparadas com as convencionais.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro regulado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

* Com informações da Elektro
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas