pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista Infra - Janeiro 2019
05.04.19
|
Próximos passos da automação predial conduzem ao protocolo aberto IP e à gestão instantânea dos sistemas e recursos
Brasil – Em artigo, Igor Nakamura, ressalta que tecnologia contribui para o aumento da eficiência energética das edificações


Por Igor Nakamura*

Brasil - A cada dia surgem novos produtos seduzindo as pessoas com novas possibilidades de conforto e grande eficiência em casas inteligentes, sobretudo eficiência energética, que fariam inveja à família Jetsons. Sim, aquela do desenho animado do futuro automatizado da década de 1980.

São equipamentos que oferecem controle de iluminação, ar condicionado e uma série de outras situações, tudo ao comando de simples toques em pequenos controles remotos. Já sabemos que isso é plenamente possível. Mas a que custo? E com que nível de complexidade/simplicidade, para que tudo funcione perfeitamente?

Na maioria dos casos, as soluções para a gestão da climatização ou da iluminação, por exemplo, são parciais e imprimem uma complicação generalizada na instalação pelo fato de estarem baseadas em elementos descentralizados. Ou seja, softwares e aplicações do ar condicionado não integram com o sistema de iluminação e vice e versa, e, por este motivo, é preciso que funcionem duas infraestruturas, dois servidores, dois softwares distintos etc.

Esse fator resulta na necessidade de intervenção de diferentes fabricantes com tecnologias incompatíveis entre si, causando invariavelmente grandes dificuldades em termos de comunicação entre esses equipamentos e, obviamente, uma maior dificuldade de cruzar informações e ter tomadas de decisões assertivas.

A automação predial do futuro busca solucionar essa questão e tornar tudo mais simples com a utilização de padrões globais que facilitam a comunicação desses equipamentos por meio de sistemas de protocolo aberto e unificados.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Infra Janeiro - 2019.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas