pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Panorama Nacional
06.03.17
|
Eletrobras lança campanha sobre o uso consciente de energia
Rio de Janeiro – Em comemoração ao Dia Mundial da Eficiência Energética, companhia utiliza redes sociais para orientar a população a combater o desperdício de energia no seu dia a dia
Tiago Reis, para o Procel Info
Reprodução Internet
Rio de Janeiro – No último domingo (05/03), foi comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética. A data foi criada em 1998, na Áustria, durante a 1ª Conferência Internacional de Eficiência Energética. No encontro, especialistas e autoridades de diversos países se reuniram para discutir o tema e, desde então, o dia 5 de março serve para celebrar um momento de reflexão sobre a importância do uso consciente e adequado da energia, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Em homenagem à data e tendo como objetivo trazer para o cotidiano das pessoas informações úteis sobre o uso racional da energia, a Eletrobras lançou no domingo, em sua página no Facebook, uma campanha que tem como foco contribuir para a disseminação dos conceitos de eficiência energética e incentivar a conservação e a utilização eficiente dos recursos naturais, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.

Por meio de uma história, que vai ser contada utilizando a técnica de storytelling (método que usa palavras, imagens ou recursos audiovisuais para construir uma narrativa relevante para o público), serão divulgadas periodicamente dicas sobre as diversas formas de utilizar racionalmente a energia, sem que com isso se perca a comodidade e o conforto proporcionados pelos equipamentos elétricos.

A campanha da Eletrobras é um trabalho integrado das equipes de Comunicação e Relações Institucionais e de Programas de Governo, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Ana Carolina Moraes, da área de Comunicação e Relações Institucionais da empresa, explica que o projeto surgiu por conta da importância do tema eficiência energética, principalmente após o Brasil se comprometer no Acordo de Paris em alcançar 10% de ganhos de eficiência no setor elétrico até 2030 como um dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa. A jornalista também destaca que outro fator que contribuiu para a criação da campanha foi a demanda crescente por informações sobre o assunto.

“A eficiência energética é muito importante para o setor elétrico. E no caso da Eletrobras ela se torna ainda mais estratégica, já que a empresa possui grande experiência na área. A união desses fatores com o interesse crescente das pessoas pelo tema fez com que nós criássemos esse projeto e desenvolvêssemos, a partir de conteúdo disponibilizado pela equipe do Procel, essa campanha nas redes sociais”, afirma Ana Carolina.
'História será contada por uma família, que toda semana vai divulgar uma dica sobre consumo consciente de energia'

A história será contada por uma família formada por Édison (pai); Luzia (mãe); Benjamin (filho adolescente); Maria (filha caçula); e pelos avós Clara, Nicolas e Edith. A cada postagem esses personagens vão incentivar o consumo consciente de energia, mostrando em diversas situações e cenários as formas de se utilizar a energia elétrica de maneira eficiente. Ana Carolina revela que a escolha de uma família ocorreu pelo fato do perfil dos fãs da página da Eletrobras no Facebook ser diversificado, contando com pessoas de várias faixas etárias. A inclusão de uma família também permite que sejam abordados vários assuntos e segmentos relacionados à eficiência energética presentes no cotidiano de uma cidade, como edificações, iluminação pública, comércio e indústria.

As primeiras postagens vão abordar a eficiência energética no ambiente residencial. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), metade do desperdício de energia do país está concentrado nas residências. A entidade estima que somente na casa dos brasileiros exista um potencial de economia de cerca de 15%.

Para acompanhar as postagens da campanha, basta acessar e seguir a página da Eletrobras no Facebook: www.facebook.com/Eletrobras.
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas