pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: ESPECIAL
02.12.21
|
Informação eficiente
Procel Info completa 15 anos cumprindo sua missão de ser referência nacional na disseminação de informação qualificada sobre eficiência energética
Reprodução
Tiago Reis, para o Procel Info
Rio de Janeiro – 27 de novembro de 2006. Nesta data foi lançado pela Eletrobras o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética - Procel Info. O Portal, pioneiro no Brasil, foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e financiado com recursos oriundos do Global Environment Facility (GEF) por intermédio do Banco Mundial e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O site www.procelinfo.com.br entrou no ar naquele dia com o objetivo de criar e manter uma base dinâmica de conhecimento sobre eficiência energética, além de abrir espaço para a integração e colaboração entre todos os agentes que atuam no segmento.

Em 15 anos, o Portal Procel Info cumpriu a sua missão e tornou-se a principal referência brasileira em conteúdo de qualidade relacionado a eficiência energética. No site, estão disponíveis simuladores, publicações técnicas, legislação, financiamentos, dicas de economia de energia, notícias e reportagens sobre o setor. O portal também apresenta ambientes direcionados à atuação do Procel em seus diversos segmentos como Edificações; Educação; Indústria; Selo Procel; Iluminação Pública; Poder Público; e resultados alcançados pelo programa em seus quase 36 anos.

Para o gerente do Procel, Marcel da Costa Siqueira, os 15 anos do Procel Info consolidam o portal como maor referência brasileira em produção e disseminação de conteúdo relacionado ao setor de eficiência energética. Para ele, o marco ganha uma importância ainda maior num momento em que a sociedade tem à sua disposição muita informação pulverizada e sem indicação de fonte confiável.

“É fundamental o Procel ter um portal que presta um grande serviço de utilidade pública para a disseminação de informação segura e confiável sobre eficiência energética. São 15 anos de credibilidade e com todo o setor acompanhando e confiando em tudo aquilo que está sendo publicado no Procel Info. Informação confiável que é extremamente importante neste momento em que há uma grande mudança de hábitos, com várias fontes de informações, novas tecnologias surgindo, novos projetos, e nem sempre é possível ter certeza sobre a veracidade dessas fontes de informação. Então, o Portal Procel Info oferece um serviço não só de prestação de contas de tudo que o Procel faz, mas também antecipa aquilo que está por vir de forma sempre muito confiável e com muita credibilidade, dado todo o histórico e todo o conhecimento técnico que o programa carrega nesses mais de 35 anos de história”, afirma Marcel Siqueira.

Desafio de colocar um portal no ar

Mas o trabalho para implementar o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética - Procel Info começou muito antes de o portal entrar no ar. Ainda no ano de 2003, o Procel identificou que as informações e divulgações do programa, bem como do setor de eficiência energética, eram muito dispersas e sem um planejamento estratégico definido. Nesse cenário, o programa se viu motivado a desenvolver um subprograma para difundir o conceito de uso eficiente de energia com o objetivo de atender à demanda crescente por informação sobre esse tema no Brasil.

Por meio da parceria com o GEF e o PNUD, foi idealizado o Procel Info, um portal especializado em eficiência energética e uso racional da energia elétrica com o objetivo de fornecer informação qualificada e aumentar a visibilidade das várias ações desenvolvidas nessa área e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento do mercado de eficiência energética no país.
Para gerente do Procel, a credibilidade alcançada pelo Procel Info fez o portal se tornar a principal fonte de informação sobre eficiência energética no Brasil

“O trabalho começou em 2003 e evoluiu muito durante sua concepção. A ideia era que ele fosse um grande thesaurus da eficiência energética, disponibilizando referências de documentos existentes dentro desses temas apenas, e os documentos do Procel. À medida que ele foi sendo estruturado, concluímos que ele deveria ser mais que portal, mas um programa de informação sobre eficiência energética do Procel, que teria uma curadoria de documentos relevantes do mundo todo para ser disponibilizada no portal diretamente ou via link. A ideia inicial foi alcançar o público técnico e formadores de opinião”, explica a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação da Eletronuclear, Karla Kwiatkowski Lepetitgaland.

Em 2006, Karla Lepetitgaland integrava a Divisão de Fomento à Eficiência Energética da Eletrobras, tendo atuado diretamente na implementação do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética e participado da primeira equipe de gestão do Procel Info. Ela recorda que, na época, foi um grande desafio colocar o portal no ar, já que a internet no Brasil ainda dava os primeiros passos como mídia de massa, e que e o apoio das instituições estrangeiras foi fundamental para que o projeto pudesse sair do papel.

“Foi um grande desafio, mas, como o portal foi desenvolvido dentro de um projeto maior do Banco Mundial e Global Environment Facility, havia recursos para montar essa estrutura, tanto da compra de servidores como de plataforma. Foi bem difícil achar uma plataforma nacional, mas achamos. A mesma coisa com os profissionais para fazerem a arquitetura do site, primeiro contratamos fora do país e depois encontramos profissionais aqui no Brasil”, completa.

Com o lançamento do site, o Procel Info passou a ser a primeira iniciativa desenvolvida no Brasil que tratava do tema 'eficiência energética' de uma forma ampla e sem estar direcionada a objetivos de instituições, empresas ou projetos específicos. Com isso, além de agregar informações dispersas, o Portal passou a conectar as diversas fontes de informação existentes, sejam elas acadêmicas, técnicas ou jornalísticas, distribuí-las sistematicamente para os usuários cadastrados contribuindo para uma maior interação entre o público interessado em obter mais conhecimento sobre eficiência energética.

Alma do Procel Info

Um dos principais produtos que contribuíram para a diversificação do público do portal foi a criação da Newsletter Procel Info. Idealizada para ser um canal direto de informação, a lista de e-mail começou inicialmente como um clipping de notícias e reportagens sobre eficiência energética. Com o tempo, a newsletter passou a contar também com conteúdo jornalístico exclusivo, o que fez a seção de Notícias e Reportagens ser a primeira agência de notícias do Brasil com foco exclusivo no setor e eficiência energética.

“Os conteúdos jornalísticos do Portal Procel Info são de extrema importância para o setor de eficiência energética porque, além de divulgar as atividades desenvolvidas pelo Procel, como projetos concluídos, Chamadas Públicas, editais e eventos, também disseminam cursos, casos de sucesso, workshops, webinars, tecnologias e novidades em geral sobre a área. Esses conteúdos estão presentes no portal e são disparados por newsletter aos usuários assinantes, o que é uma forma de o profissional se manter sempre atualizado”, afirma Ana Lúcia Costa, analista responsável pela gestão de conteúdo do Portal Procel Info.

Já Karla Lepetitgaland ressalta que a newsletter foi uma grande inovação na época e que acabou se transformando na alma do Procel Info. Para ela, as edições periódicas do boletim conectam o público com o portal estimulado diversas ações através da disseminação de informação qualificada e diferenciada, por meio da divulgação de ações e projetos, entrevistas, premiações, eventos, negócios e conhecimento sobre eficiência energética.
Com o conteúdo jornalístico produzido pelo portal, o Procel Info foi a primeira agência de notícias com foco exclusivo em eficiência energética

“A newsletter é o carro chefe, a alma do portal. Foi uma inovação na época, já que não era um simples clipping de notícias. Na época, as notícias sobre eficiência energética estavam em sites de instituições nacionais e internacionais que são referência no tema, como o DOE americano (Department of Energy), governos e concessionárias. Então, desenhamos como uma agência de notícias e um serviço especial, de monitoração desses sites e tradução dessas notícias. Aí sim o público do setor saberia o que se passava na área. O resultado foi esse grande portal, que une públicos diferentes e disponibiliza informação qualificada e confiável sobre eficiência energética até hoje”, destaca.

Em 15 anos, mais de 40 jornalistas contribuíram com a produção de conteúdo para o Procel Info. Desde o primeiro boletim, já foram enviadas 2.997 edições da Newsletter Procel Info e publicadas no site mais de 23.600 notícias e 1.177 reportagens.

Muito além da newsletter

O Portal Procel Info possui um público e alcance que foi se tornando cada vez mais diversificado nesses 15 anos. Se no momento de seu lançamento o  público alvo era de profissionais diretamente ligados ao setor de eficiência energética, atualmente a audiência do portal é composta também por professores, estudantes, pesquisadores, jornalistas e demais interessados em informações sobre eficiência energética.

Ana Lúcia Costa lembra que as informações disponibilizadas pelo Procel Info vão muito além do conteúdo jornalístico distribuído pela newsletter. Ela destaca que a seção de Publicações permite o acesso gratuito a um vasto acervo de guias técnicos, livros, manuais, e material acadêmico, como artigos apresentados em congressos, teses e dissertações. Muitas dessas publicações foram organizadas pelo próprio Procel por meio de parcerias. As seções de Simuladores e Dicas de Economia de Energia também possuem grande audiência tanto por profissionais da área quanto por estudantes e demais interessados em saber mais sobre eficiência energética.

O Procel Info também disponibiliza para a sociedade trabalhos atuais desenvolvidos pelo Procel. Seja no menu de áreas temáticas ou em páginas especiais, o usuário tem acesso aos Resultados históricos do Procel (seção onde são disponibilizados todos os relatórios anuais do programa), Eficiência nas escolas (com todos os conteúdos organizados pelo Procel Educação), ações de marketing desenvolvidas pelo programa, além das seções dedicadas ao Selo Procel de Economia de Energia (para equipamentos) e ao Selo Procel Edificações.

“Na página principal, a preocupação é manter os atalhos mais importantes em destaque, como para a página do Selo Procel de Economia de Energia, do Selo Procel Edificações, da edição mais recente do nosso relatório anual de resultados e da mais nova campanha publicitária do Procel. Em meados de 2021, assim que foi lançada, inserimos um atalho para a ferramenta PPH Web, um software estatístico que realiza consultas, cruzamento de informações e aplica filtros com base em dados coletados pela Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos Elétricos na Classe Residencial”, completa a gestora de conteúdo do Procel Info, Ana Lúcia Costa.


Mais de 15 milhões de acessos

Nestes 15 anos, o Procel Info vem ampliando constantemente o seu alcance. Com média de 1,5 milhões de pageviews ao ano e mais de 55 mil usuários cadastrados, o Portal vai passar em breve por uma grande reformulação. Será lançado nos próximos meses um edital para contratação de uma empresa de Tecnologia de Informação (TI) para implementar o projeto “Reestruturação do Portal Procel Info” que consta do Plano Anual de Aplicação de Recursos do Procel 2018 (PAR Procel - 2018).

Desde 2006, ano em que o Portal entrou no ar, o site permanece no conceito de ‘Web 1.0’. Com a evolução tecnológica e os novos hábitos de consumo de informação, associados ao feedback dos usuários, o novo Procel Info vai passar por uma ampla reestruturação para um melhor atendimento às necessidades dos usuários, fornecendo mais conteúdo, interatividade e melhorando a usabilidade do portal quanto às necessidades dos segmentos em que o Procel atua e poderá vir a atuar, contemplando recursos interativos com redes sociais e compartilhamento de conteúdo em texto, áudio e vídeo.
Novo Portal Procel Info começa a ser desenvolvido em 2022 e vai contar com novos recursos e serviços

“Além da reestruturação do Portal para uma plataforma mais moderna, os recursos a serem alocados contemplam, paralelamente, o desenvolvimento de novas ferramentas, como plataformas de Gestão de Conteúdo, Gestão do Conhecimento, Gestão de Colaboração e Relacionamento, módulo de Ensino a Distância (EaD), biblioteca virtual e repositório de documentos e vídeos, bem como o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo portal e a inclusão de novas seções, como seções dedicadas ao PAR Procel. Adiciona-se o desenvolvimento do Portal Procel Info para aplicativos móveis, que deverá atuar no sentido de disponibilizar aos usuários parte dos recursos previstos para a ferramenta web e também o desenvolvimento de funcionalidades específicas voltadas para dispositivos móveis”, revela Thales Terrola e Lopes, integrante da equipe de gestão do Procel Info.

A reestruturação do site prevê, além do aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Portal e a inclusão de novas seções, o desenvolvimento do Sistema Integrado de Eficiência Energética (SIEE). Com o sistema, o portal poderá ter novas funcionalidades proporcionando maior disponibilidade de informações e dados aos usuários e um ambiente de trabalho para maior integração entre os técnicos do Procel e os mais diferentes agentes da sociedade que atuam com o tema eficiência energética, além de ampliar a transparência pública quanto à atuação do Procel. Toda essa reformulação deve ocorrer ao longo do ano de 2022.

Procel Info em números



* 15 anos

* Média de 1,5 milhão de pageviews ao ano

* 55.181 usuários cadastrados

* 2.997 edições da Newsletter Procel Info

* 23.662 notícias publicadas

* 1.177 reportagens publicadas

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas