pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Panorama Nacional - 02.06.2014
02.06.14
|
BNDES cria nova linha de crédito para eficiência energética
Brasil - Uma parceria entre o BNDES, a Eletrobras Procel Edifica e o Inmetro cria uma linha de financiamento para empreendimentos do complexo turístico nacional

Fernanda Viviani, para o Procel Info
 
Brasil - O BNDES abriu uma linha de crédito para MPMEs que invistam em atividades inovadoras. O objetivo é apoiar projetos tendo em vista a implantação, a modernização, o aumento da produtividade e da eficiência do setor de comércio e serviços e do Complexo Turístico Nacional.

Dentro dessa linha de crédito foi firmada uma parceria entre o BNDES, a Eletrobras Procel Edifica e o Inmetro que criou uma a linha de financiamento permanente para empreendimentos do complexo turístico nacional que tenham ENCE A, para novas edificações, e ENCE A ou B para reformas. As ENCE’s devem ser emitidas no âmbito do PBE Edifica – Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações - e o benefício oferecido é a redução da taxa de juros de 3% para 1,5% a.a.

Para a arquiteta da Eletrobras, Estefânia Mello, a sociedade é beneficiada com esse tipo de iniciativa porque os empreendimentos possuem uma boa eficiência energética, diminuindo o consumo. Segundo ela, é muito mais barato reduzir o consumo com eficiência energética do que ampliar a fonte de energia.

O setor hoteleiro está sendo favorecido ao adotar práticas sustentáveis desde 2010 com o BNDES ProCopa Turismo, que apoiou a ampliação e modernização do parque hoteleiro nacional. O programa oferece prazos de pagamento mais longos e juros mais baixos se os empreendimentos apoiados obtiverem certificação de eficiência energética nível “A” do Procel Edifica ou certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem.
"É muito mais barato reduzir o consumo com eficiência energética do que ampliar a fonte de energia", comentou a arquiteta.

De acordo com o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Marcus Vinicius Macedo Alves, o período entre 2010 e 2013 foi um momento muito positivo para a sustentabilidade através do BNDES ProCopa Turismo, que inclui questões ambientais em suas linhas de créditos para hotéis.

Desde 2013, através do Cartão BNDES, o banco estimula a energia mais eficiente ao permitir que os diagnósticos energéticos fossem pagos com o cartão. Essa medida é um dos pré-requisitos para a aprovação do crédito na linha MPME Inovadora. Apenas ESCOs (empresas de serviço de conservação de energia) registradas e certificadas pelo QualiEsco da Abesco estão autorizadas pelo BNDES a fazer diagnósticos energéticos.

O lançamento do programa BNDES MPME Inovadora foi comemorado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). O financiamento oferecido pelo programa permite investimentos em eficiência energética com taxa de juros de 4% ao ano com 10 anos para pagar, incluído carência de 3 a 48 meses. No caso do apoio ao setor hoteleiro, os juros devidos durante à carência serão capitalizados.

O BNDES financia até 90% do valor total dos itens financiáveis para MPMEs, para empresas de maior porte, a participação varia em função do setor de atuação. O valor mínimo de financiamento é R$ 20 milhões.

Os empreendimentos que podem ser abrangidos são projetos de implantação ou melhorias de unidades, podendo ser inclusa melhoria de gestão e qualificação. Podem solicitar o financiamento; sociedades com sede e administração no país e pessoas jurídicas de direito público.

As solicitações de apoio devem ser encaminhadas ao BNDES pela empresa interessada ou por intermédio das instituições financeiras credenciadas, por meio de Consulta Prévia, preenchida de acordo com as orientações do roteiro de informações.
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas