pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista Brasil Energia - Novembro 2019
20.12.19
|
Inovação orientada ao consumidor
São Paulo - Redes inteligentes na operação da distribuição serão diferencial no relacionamento com o cliente - cada vez mais livre - e na prestação de serviços de distribuição
São Paulo - A transformação na operação das redes elétricas no Brasil, nos últimos 30 anos, é considerável e impõe novos desafios e abre novas oportunidades de negócios para as empresas do setor. A quantidade de dados recolhida por meio da medição eletrônica – dos grandes consumidores ou dos consumidores residenciais – e que permitem traçar perfis de uso da energia, entre outros parâmetros, tornou-se, em paralelo, mercadoria preciosa, mas também desafiadora, abrindo oportunidades de negócio que ninguém seria capaz de imaginar em passado recente.

“O ‘calo’ hoje é processar dados. É muito difícil mensurar o volume de informações geradas. Pode até colapsar um sistema”, aponta o presidente da AES Brasil, Ítalo Freitas. A companhia passou a oferecer, entre outros produtos, um serviço de inteligência para segmentação de dados.

A agregação de inteligência às redes de distribuição, conhecida genericamente como smart grid, é um processo sem retorno e que, nos próximos anos, deve trazer transformações mais radicais, mudando tudo que a população conhece atualmente como prestação de serviços de energia elétrica.

É também por conta do perfil dos usuários – cada vez mais empoderados e exigentes – , que as empresas estão se movimentando para fidelizar uma clientela que, em breve, também vai poder escolher o seu provedor de energia.



Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Brasil Energia - Novembro 2019.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas