pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: INDÚSTRIA
20.12.21
|
Procel disponibiliza em formato digital publicações técnicas sobre eficiência energética no setor industrial
Guias Básicos e Guias Avançados fizeram parte do Curso de Formação de Agentes Industriais em Otimização de Sistemas Motrizes e podem ser consultados gratuitamente no Portal Procel Info
Tiago Reis, para o Procel Info
Rio de Janeiro – O Programa Nacional de Conservação de Elétrica (Procel) disponibilizou em formato digital uma coletânea de publicações técnicas sobre eficiência energética no setor industrial. A série de Guias Básicos e Guias Avançados foi produzida no âmbito do Procel Indústria, por meio de um convênio firmado entre a Eletrobras, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), cuja finalidade é levar conhecimento técnico de qualidade para aumentar a eficiência energética e operacional dos diversos setores da indústria brasileira.

Produzidos a partir de 2010, os Guias Básicos e Guias Avançados contemplam 24 livros, que só poderiam ser consultados em formato físico ou por meio de capacitações presenciais oferecidas pelo Procel em parceria com federações e associações industriais parceiras. As publicações foram utilizadas no Curso de Formação de Agentes Industriais em Otimização de Sistemas Motrizes, que foi desenvolvido com o objetivo de capacitar agentes industriais, tornando-os aptos a identificar, propor e implementar oportunidades de redução de perdas nas instalações industriais de sistemas motrizes. A partir de agora, toda a bibliografia utilizada no curso está disponível para download na seção de Publicações do Portal Procel Info, bastando aos interessados acessar o site (www.procelinfo.com.br) para obter os livros no formato PDF.

O Guia Básico, destinado a profissionais com nível Médio e Técnico, e o Guia Avançado, para profissionais com Nível Superior, visam facilitar a capacitação dos agentes industriais dos diversos setores da indústria para desenvolverem atividades de eficiência energética, apresentando oportunidades de ganhos por meio de economia de energia em sistemas motrizes industriais. O material também tem o objetivo estimular a implantação de tecnologias eficientes sob o ponto de vista energético, além da conscientização e da difusão de melhores hábitos para a conservação de energia.

Integrante da equipe do Procel Indústria, o engenheiro mecânico Samuel Moreira Duarte Santos ressalta que o conteúdo oferecido é muito qualificado e, no momento atual de pandemia e crise hídrica e energética com aumentos constantes do custo da energia elétrica, o Procel decidiu digitalizar esse material e disponibilizar gratuitamente para toda a sociedade essas publicações técnicas.
Material didático foi desenvolvido com o objetivo de capacitar agentes industriais, tornando-os aptos a identificar, propor e implementar oportunidades de redução de perdas nas instalações das empresas

“Dado o momento que a gente vive, o Procel passa a disponibilizar um material muito rico em termos de conteúdo técnico que pode auxiliar quem está trabalhando com eficiência energética. É um material de altíssima qualidade, já que são mais de dez guias, com conteúdo básicos e avançados, e atividades práticas também. Se antes somente os professores dos cursos recebiam as apostilas e material para a multiplicação do conhecimento, agora todo esse material está disponível gratuitamente para todos os interessados em saber mais sobre eficiência energética na indústria ”, explica Samuel.

A coletânea contempla 11 Guias Básicos que abrangem os seguintes segmentos: 1-Correias transportadoras ; 2- Acoplamento motor carga; 3- Metodologia de realização de diagnóstico energético ; 4- Compressores ; 5- Ventiladores e exaustores ; 6- Motor elétrico ; 7- Energia elétrica: conceito, qualidade e tarifação; 8- Acionamento eletrônico ; 9- Bombas; 10- Análise econômica de investimento ; e 11- Instrumentação e controle.

Já entre os Guias Avançados, foram produzidos 13 livros nas seguintes áreas: 1- Correias transportadoras; 2- Acoplamento motor carga ; 3- Metodologia de realização de diagnóstico energético ; 4- Compressores ; 5- Ventiladores e exaustores; 6- Motor elétrico ; 7- Energia elétrica: conceitos, qualidade e tarifação; 8- Acionamento eletrônico; 9- Bombas; 10- Análise econômica de investimentos ; 11- Instrumentação e controle; 12 - Monitoração, verificação e gestão de índices ; 13- Monitoramento e gestão de índices .

“Os guias contemplam todos os setores da indústria, já que são guias de eficiência energética em utilidades e podem ser implementados em vários segmentos. Portanto, é um material bem abrangente”, completa o engenheiro do Procel Indústria.

Diretor da Jordão Energia, o engenheiro eletricista Márcio Américo destaca a importância da disponibilização deste conteúdo num momento em que a eficiência energética está em grande evidência no Brasil. O engenheiro eletricista, que participou da elaboração do Guia Avançado de Acionamentos Eletrônicos, destaca que são poucas as publicações técnicas nacionais sobre economia de energia na indústria e um produto com o aval do Procel traz credibilidade e estimula a adoção de medidas para otimização dos recursos energéticos.
Livros produzidos pelo Procel preencheram uma lacuna na literatura técnica nacional. Mesmo com o passar dos anos, ainda existem poucas referências técnicas com foco na realidade do setor industrial brasileiro

“Nos sentimos honrados de participar da elaboração do Guia Avançado de Acionamentos Eletrônicos, pois a aplicação deste tipo de solução nas indústrias proporciona uma economia de energia significativa. Naquela época, e isso perdura até hoje, existia pouca literatura técnica sobre o assunto, o que não permitia um avanço desta solução. A grande maioria dos gestores, engenheiros e técnicos da indústria tinha pouco conhecimento das vantagens do uso dos Inversores de Frequência, e outros até desconfiavam da promessa dos ganhos elevados. A nossa publicação serviu para preencher esta lacuna na literatura técnica, e também deu credibilidade a essa solução de eficiência energética, pois agora o Procel estava chancelando a eficácia do uso destes equipamentos”, ressalta Márcio Américo.

Opinião semelhante tem o especialista em eficiência energética, Celso Arenhardt. Ele, que atuou como multiplicador do conteúdo oferecido pelo Procel, avalia que esse material possui grande potencial de ampliar as melhorias de sistemas que demandam grande consumo de energia no setor industrial.

“Acho de suma importância a divulgação dos manuais e Guias de Eficiência Energética em Força Motriz no Setor Industrial, pois contribui de forma a orientar e auxiliar no desenvolvimento e implementação de ações de melhorias nos sistemas, resultando em ganhos para o setor industrial”, revela Celso Arenhardt.

Os Guias Técnicos e Avançados estão disponíveis na seção de Publicações do Portal Procel Info e também podem ser consultados nos links abaixo:

Guias Básicos

Guias Avançados
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas