pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Panorama Nacional
21.12.16
|
Férias e Verão: Oportunidade para economizar energia
Distrito Federal - Com uso equilibrado e eficiente, consumidor evita sustos no valor da conta de energia
Tiago Reis, para o Procel Info

Distrito Federal – O Verão começou oficialmente às 8h44 desta quarta-feira (21/12). Com a estação, que tem como marca o forte calor, chegam também as tradicionais festas de final de ano e as férias escolares. Neste período do ano, muitas pessoas aproveitam essa oportunidade para descansar, viajar ou receber amigos e familiares em casa. Com a mudança da rotina, algumas atitudes devem ser tomadas para evitar um consumo excessivo e desnecessário de energia.

Para quem for viajar, a tendência é uma redução automática do consumo durante o período. Mas, mesmo com a casa vazia, é possível reduzir ainda mais o consumo de energia. Ao sair de casa, o recomendável é desligar na tomada todos os aparelhos que funcionam no modo stand-by, como TV, computadores e micro-ondas. Juntos, os aparelhos em stand-by podem representar até 12% do consumo de uma residência. Outra medida, em caso de ausência mais longa, é desligar ou reduzir a temperatura de refrigeração da geladeira e verificar a borracha de vedação do equipamento. Já na parte de iluminação, a dica é deixar o menor número de lâmpadas acesas ou instalar temporizadores que ligam as luzes somente no período noturno.

A Companhia Energética de Brasília (CEB), responsável pela distribuição de energia no Distrito Federal, orienta que além de evitar o desperdício, as pessoas que forem viajar devem ter cuidado com a segurança dos equipamentos. O fato do Verão ser marcado pelo período de chuva, pode haver a ocorrência de raios na rede elétrica que podem ocasionar danos nos aparelhos eletrônicos.

“Tanto para evitar o desperdício de energia quanto para garantir a segurança dos equipamentos em casos de descargas atmosféricas, a orientação é retirar os equipamentos das tomadas quando a família sair em viagem de férias. Isso evitará o consumo de energia dos equipamentos em stand by e também a possibilidade de queimá-los em casos de chuvas com raios”, diz a CEB por meio de nota.

Já para quem vai ficar em casa e receberá visitas a recomendação é ficar atento à variação do número de pessoas em casa. Com mais gente, aumenta a utilização do chuveiro, geladeira, máquina de lavar e sistema de iluminação. Neste caso, a orientação é utilizar esses equipamentos de forma racional. Apenas mudando a posição do seletor de temperatura do chuveiro para Verão, já é possível reduzir em 30% o consumo de energia.

“Neste caso, o interessante é reforçar as dicas de economia de energia, orientando os usuários a evitar banhos longos e de deixar lâmpadas ligadas desnecessariamente, além de evitar abrir a geladeira desnecessariamente ou por longos períodos”, explica a CEB.

Outro equipamento com grande consumo de energia utilizado no Verão é o aparelho de ar-condicionado. A recomendação é de que se evite ligar o aparelho em temperaturas muito baixas. Outra dica é deixar o ambiente isolado, fechando janelas e portas para que o ambiente fique refrigerado e o ar-condicionado gaste menos energia. De acordo com a CEB, a temperatura ideal para uma boa refrigeração é de 22º C. Já no caso dos ventiladores e climatizadores, a orientação é evitar deixá-lo ligado de maneira desnecessária. Se sair do ambiente, desligue o equipamento.
Se for viajar, a orientação é desligar os aparelhos em stand by e a geladeira


A concessionária brasiliense também alerta as pessoas que vão passar todo o período de férias em casa. A dica é prestar atenção na utilização de eletrodomésticos, TV e computador, principalmente se houver crianças em casa. Neste caso, a TV, que fica ligada durante boa parte do dia, deve merecer atenção especial.

“Equipamentos de condicionamento de ar e refrigeradores são os que mais consomem energia. Contudo, devido o aumento do período em que os moradores ficam em casa durante essa estação, é importante monitorar também o uso de eletrodomésticos como: televisores, computadores, vídeo games entre outros, pois estes ficam mais tempo ligados durante o dia”, finaliza a CEB.

Confira abaixo algumas dicas para economizar energia durante o verão

* Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição “Verão” (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades é possível até desligar o chuveiro

* Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;

* Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar;

* Instalar a geladeira em local bem ventilado, respeitando a distância mínima de paredes ou móveis, longe do sol e fontes de calor, como fogões e estufas;

* Não utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;

* Evitar colocar alimentos quentes na geladeira e nem forrar suas prateleiras;

* Evitar o abre e fecha da geladeira;

* Substituir os aparelhos antigos por outros mais eficientes e com o Selo Procel de Economia de Energia.

Quer mais dicas de economia de energia? Acesse a área de dicas do Procel Info clicando aqui.

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas