pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista Brasil Energia - Fevereiro 2019
25.03.19
|
Vitopel troca sistema de refrigeração
São Paulo - Substituição de chillers antigos por outros mais modernos deve permitir economia anual proporcional de 875,95 Mwh

São Paulo - A Vitopel, produtora de filmes de polipropileno biorientado utilizado em embalagens de alimentos industrializados, em fitas adesivas e rótulos de bebidas, tem alta demanda de refrigeração no processo de metalização dos filmes. Em sua unidade produtiva de Votorantim (SP), adquirida do grupo Votorantim em 2005 pelos fundos de private equity da Credit Suisse e JP Morgan, a operação responde por 18% do consumo total de energia da fábrica.

Para suprir a área, a empresa contava com três chillers com capacidade total de 450 toneladas de refrigeração (TR), mas que já começavam a mostrar ineficiência energética por serem da época da antiga controladora.

Com a meta de resolver o problema, a Vitopel participou, em 2017, da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE-Aneel) da CPFL Piratininga. O projeto de modernização do sistema, elaborado em conjunto com a Esco Vitalux, foi aprovado e autorizado a receber R$ 1,3 milhão.

Depois da fase de planejamento, no segundo semestre de 2018, as obras começaram a ser executadas na unidade de Votorantim. A base da mudança foi, logicamente, a troca dos chillers antigos. A decisão liderada pelos estudos da Esco, especializada em projetos do tipo, foi substituir os três antigos de 150 TR por apenas um de 450 TR de capacidade, de última geração e alta eficiência energética. Só para se ter uma ideia, os equipamentos anteriores tinham consumo específico de 0,8 kW/TR, enquanto o novo consome 0,6 kW/TR.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Brasil Energia - Fevereiro 2019.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas