pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Panorama Nacional - 26.06.2013
26.06.13
|
Eletrobras Procel lança Relatório de Resultados de 2013 – ano base 2012
Brasil – Ações do Programa Eletrobras Procel proporcionaram uma economia de 2,03% de consumo total de energia elétrica no Brasil em 2012 e ajuda consumidor a economizar 9.097 GWh
Ivana Varela, para o Procel Info
 
Brasil – A Eletrobras Procel, programa do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia - MME, apresenta os resultados globais e específicos em cada área de atuação do Programa, obtidos em 2012, assim como os resultados globais alcançados desde 1986. O Programa que tem o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica e combater o seu desperdício, conseguiu atingir uma economia de 9,097 bilhões de KWh no último ano.

Segundo Emerson Salvador, Gerente do departamento de desenvolvimento da eficiência energética da Eletrobras, os resultados energéticos da Eletrobras Procel em 2012 foram os maiores registrados até hoje. “O resultado de 2012 foi 36% superior ao de 2011, principalmente pelo aumento no uso de equipamentos com Selo Procel Eletrobras, assim como pela melhoria na eficiência energética desses produtos”.

Em 2012, foi economizado através das ações do Programa, um montante de energia correspondente à fornecida, em um ano, por uma usina hidrelétrica com capacidade de 2.182 MW. Os resultados energéticos obtidos contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e eficiência dos bens e serviços, bem como possibilitam a postergação de investimentos no setor elétrico, reduzindo os impactos ambientais.

Nesse contexto, podemos destacar a concessão do Selo Procel Eletrobras, no ano de 2012, para 3.467 modelos diferentes de equipamentos. Vale destacar que o número de fabricantes e modelos sofreu uma redução em comparação ao ano de 2011, pelo fato de ter entrado em vigor índices de eficiência energética mais rigorosos e de novos critérios para a concessão do Selo para lâmpadas fluorescentes compactas. Houve também em 2012 a concessão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para 15 edificações comerciais e 894 edificações residenciais. A etiqueta é de responsabilidade do Inmetroe conta com  apoio da Eletrobras.

Os bons resultados deste ano são fruto também de grandes investimentos da companhia. Desde 1986, a Eletrobras investiu mais de R$ 1,33 bilhão em ações da Eletrobras Procel em eficiência energética. E obteve no total mais de 60,3 bilhões de kWh economizados. Comparando, este número equivale também ao consumo anual de aproximadamente 31,6 milhões de residências brasileiras.

“A fim de comparação, a energia que deixou de ser consumida em 2012 pela melhoria na eficiência energética do país seria suficiente para suprir as necessidades de 4,77 milhões de residências, além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. No caso, 624 mil toneladas de CO2 equivalentes deixaram de ser liberadas na atmosfera, pois menos energia elétrica precisou ser gerada naquele ano”, destaca Salvador.

Além dos resultados, outros grandes destaques do ano de 2012 para a Eletrobras Procel foram abordados dentro da atuação dos subprogramas (Procel Reluz, Procel Sanear, Procel Gem, Procel Edifica, Procel EPP, Procel Indústria, Procel Educação, Procel Info e Procel Selo) como por exemplo: a realização de diversos cursos de capacitação, lançamento do software de Simulação Higrotermoenergético de Edificações Domus, desenvolvimento do Hotsite da Rede Eficiência Energética de Edificações, conquista do prêmio I-Star da Alliance to Save Energy, lançamento do projeto “Energia que transforma”, implementação de mais de 122 mil pontos de iluminação pública eficientes em 96 municípios, sem contar as participações em congressos, seminários, simpósios e fóruns técnicos.
Investimentos da Eletrobras em ações de eficiência energética do Procel já alcançam mais de R$1,33 bilhão desde 1986.

Além disso, pela segunda vez o relatório conta com a inclusão de um capítulo exclusivo dedicado à relevância dos resultados que o Inmetro vem obtendo através do Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE. O convite para a participação do Inmetro no relatório ocorreu pelo fato de que, já de longa data, trabalha com a Eletrobras Procel na implementação de projetos de eficiência energética. Da mesma forma, o Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética - CGIEE foi convidado para apresentar uma síntese e os destaques da aplicação da Lei 10.295/2001, a lei de Eficiência Energética, que muitos benefícios trouxe à sociedade brasileira desde sua promulgação.

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, diz no relatório que o Programa atua de forma eficaz em busca de seus objetivos, executando projetos de interesse da nação, lançando mão de importantes parcerias que ajudam a alcançar os seus resultados. “Por isso, desde 2012, a Eletrobras abriu espaço no Relatório de Resultados do Procel para divulgação dos principais resultados de iniciativas nacionais para o incremento da eficiência energética do país”, ressalta.

Para acessar o Relatório de Resultados da Eletrobras Procel do ano de 2012 na íntegra, clique aqui.
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas