pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: DCI - 30.01.2019
08.02.19
|
Desperdício de energia
São Paulo - A indústria pode ser incentivada a fabricar equipamentos mais eficientes

São Paulo - Nos dias atuais, diante da energia cada vez mais cara, utilizá-la sem desperdício constitui um desafio a ser considerado. Ao economizar energia, podemos adiar a imprescindibilidade de construção de novas e dispendiosas geradoras hidroelétricas ou térmicas, movidas a gás natural importado ou derivados do petróleo.

Há anos, entre nós, responsáveis pela política energética nacional têm sido conclamados a conservar energia e reduzir o excesso e desperdícios na geração e consumo. As grandes nações constituem, hoje, os maiores consumidores de energia em decorrência do melhor padrão de vida.

Não obstante, isto conduz à maior geração de resíduos e poluentes. A poluição do ar é intensa nas grandes cidades, notadamente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento.

Nas edificações brasileiras, o Sinduscon salienta que o consumo de energia já representa 51% do total do Brasil, segundo o Balanço Energético Nacional. Para a construção de edifícios para ser eficiente, isso poderá levar à redução de 30% a 50% de seu consumo de energia.

A iluminação é responsável por cerca de 25% do consumo de eletricidade no setor residencial, 45% no setor comercial e serviços públicos e 5% de toda a eletricidade empregada no Brasil. Alguns trabalhos acadêmicos demonstram que o excesso de iluminação é usual no País.

Há efetivas condições de diminuição do emprego da energia elétrica com o uso de lâmpadas e reatores mais eficientes. No verão, o ar condicionado é o maior responsável individual pela ocorrência de pontas de demanda de energia elétrica em instalações comerciais.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
DCI 30.01.2019.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas