pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista Eletricidade Moderna - Fevereiro 2019
10.04.19
|
Eficientização da iluminação e desenvolvimento de automação em shopping center
São Paulo – RGE modernizou sistema de iluminação de centro comercial de Caxias do Sul. Economia de energia pode chegar a 465,61 MWh/ano

São Paulo – A Rio Grande Energia (RGE) desenvolveu seu primeiro projeto para um cliente comercial no âmbito do PEE - Programa de Eficiência Energética em 2016, através da modalidade de contrato de desempenho. O estabelecimento escolhido foi o shopping Iguatemi de Caxias do Sul, RS, pertencente à rede BRMalls. Utilizando materiais energeticamente eficientes disponíveis no mercado, foram feitos estudos com o objetivo de reduzir os custos e a demanda com energia elétrica sem afetar o desempenho das tarefas realizadas no shopping, mantendo ou aumentando o nível de serviço proporcionado pelas instalações.

O trabalho seguiu a metodologia exigida pela Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica. As lâmpadas e luminárias existentes foram substituídas por modelos LED, mais eficientes, mantendo ou melhorando a qualidade de iluminação e reduzindo os gastos com energia elétrica. Um sistema de automação, abrangendo todos os ambientes internos do shopping, também foi incluído no projeto.

Para a verificação do desempenho luminotécnica, foram feitas medições em pontos marcados, no período noturno, obtendo-se os níveis de luminância nas dependências do shopping. A medição e verificação seguiram as diretrizes apresentadas pelo Propee – Procedimentos do Programa de Eficiência Energética, sendo aplicada a opção A: medição isolada da ação de eficiência energética, uma vez que o parâmetro de tempo de utilização do sistema de iluminação pode ser estipulado, dado que a utilização das lâmpadas é constante durante o ano, e o impacto total dos erros de estimativa não é significativo para a determinação das economias resultantes com a implementação do projeto.


Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Eletricidade Moderna Fevereiro 2019.pdf
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas