Rio de Janeiro — A cidade do Rio começa a perceber os resultados do projeto Luz Maravilha, PPP firmada com a empresa Smart Luz para revitalização de toda a iluminação pública carioca. Desde fevereiro, quando se iniciaram os trabalhos, quase 150 mil dos 450 mil pontos de iluminação pública do município — um terço do total — já foram trocados por lâmpadas brancas de LED, que iluminam melhor e são mais econômicas e sustentáveis. A previsão da prefeitura é de que essa substituição seja universalizada até o fim de 2022: um investimento de cerca de R$ 1,4 bilhão que refletirá numa economia anual de R$ 120 milhões aos cofres municipais, segundo a RioLuz.
Pierre Domiciano, presidente da RioLuz, afirma que o Luz Maravilha já está presente em todos os bairros do Rio. Mas, em alguns, a revitalização já está mais adiantada: na Rocinha, por exemplo, 85% dos pontos de iluminação já são de LED. Em Paquetá, o índice já é de 90%, restando apenas a orla do bairro.
“Já foram 145.265 pontos de luz distribuídos por todos os bairros simultaneamente. Nós estamos priorizando áreas com o IDH mais baixo, índices de violência mais altos, e onde a cidade estava mais apagada. Na Linha Vermelha, por exemplo, trocamos 1.100 de um total de duas mil lâmpadas, e vamos entregar as outras 900 até o fim de novembro. Ainda assim, o tratamento da cidade será uniforme: em 15 de novembro, será iniciada a troca das lâmpadas da orla e do canteiro central Avenida Atlântica: a parte junto aos prédios já foi concluída” diz Domiciano.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
O Globo 30.10.2021.pdf