pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista do Frio - Novembro 2019
06.01.20
|
Clima quente e sinais de retomada da economia aquecem mercado de splits
São Paulo - Eficiência energética e conectividade ditam tendências no segmento de condicionadores de ar

São Paulo - Os bons ventos voltaram a soprar no mercado nacional de climatização e os primeiros sinais de retomada do crescimento econômico injetaram uma forte dose de otimismo na indústria nos últimos meses.

Segundo fabricantes ouvidos pela Revista do Frio, todas as categorias de produtos – desde os mini-splits até os sistemas VRF e chillers – têm vendido mais em comparação a 2018.

Particularmente, este ano tem sido muito forte para o mercado de splits, com o verão mais quente dos últimos 20 anos, e temperaturas que continuarão acima da média o resto do ano.

“O mercado deve fechar com um crescimento aproximado de 20% em relação ao ano anterior, além de um significativo aumento no percentual de aparelhos com inversores de frequência, que ganham cada vez mais relevância devido à economia de energia em relação a um produto de velocidade fixa”, diz a diretora de marketing da Midea Carrier, Simone Camargo.

Enfim, o comércio de sistemas de ar condicionado vem se comportando de forma positiva. Para o especialista em projetos de refrigeração da Fujitsu, Samir Hernandez, os fatores que justificam esse comportamento são o aumento da confiança do brasileiro e a melhora do quadro macroeconômico.

“É mais um ano em que observamos uma reação do mercado de splits, tanto residenciais como comerciais. Nota-se um crescimento em decorrência da estabilidade da economia e pelo fato de os consumidores não mais fazerem as compras desses produtos somente por impulso, mas sim com planejamento”, analisa o gerente de vendas da área de canais especializados da Elgin, Alexandre Faraco.

E a expansão do setor neste ano deve se refletir em seu desempenho no próximo. Na avaliação do diretor de produto da Trane, André Peixoto, “tudo indica que, em 2020, o mercado brasileiro vai crescer mais do que em 2014, até então o melhor ano da história” para o segmento.

Com a sua consolidação no mercado brasileiro há quase duas décadas, os aparelhos splits vêm passando por uma verdadeira mutação em tamanhos, cores e formas. Somado ao novo design, a redução dos preços e a facilidade de instalação formam o tripé de benefícios que tem cativado, definitivamente, o consumidor brasileiro.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista do Frio Novembro 2019.pdf

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas