pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Selo Procel Edificações
Selo Procel Edificações

Qual a diferença entre Selo Procel Edificações e Etiqueta PBE Edifica?

O Selo Procel Edificações, outorgado pela Eletrobras, identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Assim como a Etiqueta PBE Edifica, ele é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída.

Para obtenção do Selo Procel Edificações, é necessário primeiramente obter a Etiqueta PBE Edifica, classe A, para os três sistemas avaliados: envoltória, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar.

Já a Etiquetagem de edificações possibilita o conhecimento do nível de eficiência energética das edificações, sendo um retrato do potencial de economia de energia daquela edificação na etapa de projeto ou na etapa de edificação construída. Seu uso auxilia na busca e garantia de edificações mais eficientes, possibilitando o crescimento econômico do país com controle do crescimento do consumo de energia. A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem executado pelo Inmetro e coordenado pela Eletrobras. Ela evidencia o atendimento a requisitos de desempenho estabelecidos em normas e regulamentos técnicos (RTQ´s) e classifica os edifícios em classes que variam da mais eficiente (A) a menos eficiente (E), estas etiquetas são emitidas pelos OIAs – Organismos de Inspeção Acreditado pelo Inmetro.

Para os consumidores, a etiquetagem torna-se uma ferramenta importante na tomada de decisão quando da compra de um imóvel, permitindo comparar os níveis de eficiência entre uma edificação e outra.




  Selo Procel Edificações       Exemplo de Etiqueta PBE Edifica

 

Interações entre o Selo Procel Edificações e as Certificações de Sustentabilidade

O Selo Procel Edificações pode ser utilizado como caminho alternativo para a comprovação do atendimento ao pré-requisito de desempenho energético mínimo no processo de obtenção da certificação internacional de construções sustentáveis LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, desenvolvida pela ONG americana U.S. Green Building Council e concedida no país pelo Green Building Council Brasil. O critério de equivalência é válido para edificações comerciais, públicas e de serviços localizadas em todo o território nacional, exceto as destinadas à assistência médica, data centers, instalações industriais, armazéns e laboratórios.

O selo LEED está presente em cerca de 150 países e o Brasil é um dos que possuem mais solicitações para certificação. Os projetos registrados no país podem utilizar o Selo Procel Edificações para comprovar a conformidade com as exigências do pré-requisito EAp2, da dimensão de Energia e Atmosfera, uma das sete dimensões avaliadas antes da outorga do certificado internacional, eliminando uma etapa e contribuindo para acelerar e facilitar o processo.

A Etiquetagem de Edificações - PBE Edifica - é utilizada como referência, pela Certificação AQUA, para avaliação das edificações residenciais e não residenciais, onde é possível utilizar critérios do PBE Edifica para avaliação AQUA. O processo AQUA é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

Os regulamentos RTQ-R e RTQ-C são utilizados como parâmetro para alguns requisitos a serem atendidos para os níveis de eficiência energética de edificações do AQUA conforme cada tipologia avaliada. Para os edifícios residenciais há equivalência nas categorias “Gestão de Energia”, “Conforto Higrotérmico” e “Qualidade sanitária do ar”. Já para as edificações comerciais, de serviços e públicas, a equivalência pode ser encontrada nas categorias “Gestão de Energia” e “Conforto Higrotérmico.




O que é o ProjetEEE?

Edificações eficientes pressupõem estratégias bioclimáticas de baixo consumo energético e alto conforto térmico para o usuário. Com o intuito de auxiliar a concepção do projeto arquitetônico em sua fase inicial, o ProjetEEE, criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Eletrobras, por meio do Procel, do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), apresenta dados climáticos e estratégias bioclimáticas mais adequadas para as edificações residenciais.

São mais de 400 cidades brasileiras inseridas nesta ferramenta.

O ProjetEEE permite identificar as características climáticas na cidade do projeto, avaliar as estratégias bioclimáticas mais apropriadas à edificação, identificar a correta aplicação destas estratégias e conhecer os componentes construtivos mais apropriados para sua edificação, auxiliando o projeto de edificações mais eficientes e com um melhor conforto térmico interno para o usuário.

Para acessar a ferramenta gratuitamente, visite www.projeteee.ufsc.br ou www.p3e.ufsc.br

Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas